quarta-feira, 7 de novembro de 2012

SÉRIE: "QUEM QUER SER TREINADOR?"

http://i46.tinypic.com/25f125f.png


Bom, como prometido, estamos mais uma vez aqui, ampliando os conhecimentos da nossa torcida sobre os técnicos disponíveis no mercado. Hoje, técnicos que não estão em primeiro plano do torcedor. Aproveitem pra conhecer melhor e fazer perguntas. O Blog da Cobra Coral quer desfocar os quatro ou cinco nomes almejados pelo torcedor. 

Confiram os 4 disponíveis de hoje: 

Péricles Chamusca

Péricles Chamusca começou sua carreira como treinador no Vitória. Destacou-se dirigindo o Brasiliense, com o qual foi vice-campeão da Copa do Brasil de 2002 e levando o Santo André ao inédito título da mesma competição, em 2004. Depois passou pelo futebol Japonês, Sport e Avaí. Sua última experiência foi no Qatar. Atualmente está sem clube. 

O treinador tem um passado admirável com equipes apagadas no futebol nacional. Quando veio para Recife pela segunda vez, treinar o Sport, não se deu muito bem, porém a crise, na época, já estava incontrolável. Da primeira, treinou o próprio Santa Cruz, sendo vice-campeão, quando perdeu a final para o Náutico de Zé Teodoro, no Arruda. A experiência internacional também é um fator que conta. O fator salário não deve impedir uma boa negociação. Basta saber se ele, dessa vez, daria certo no Mais Querido. 

Títulos: 1995: Campeonato Baiano (Vitória); 1999: Campeonato Alagoano (Corinthians-AL); 2004: Copa do Brasil (Santo André); 2008: Copa da Liga Japonesa (Oita Trinita); 2010: Campeonato Catarinense (Avaí).

Sergio Baresi


Sérgio Baresi começou como técnico fazendo dupla função no Santo André, como zagueiro e auxiliar técnico. Em 2004 tornou-se o técnico das categorias de base do Santo André. Em 2008 foi para o São Paulo, onde fora revelado, mas desta vez com técnico da equipe Sub-20. Sérgio Baresi receberia em agosto a oportunidade para ser técnico do time profissional do São Paulo, após a saída de Ricardo Gomes. Depois de ser demitido, voltou a ser comandante do Sub-20, onde está até hoje.

Baresi tem a experiência de um clube grande e estruturado, pode chegar ao Santa trazendo a experiência do São Paulo. O impasse, como sempre, é a questão salarial, pois mesmo estando numa categoria inferior, ele é bem pago. Cabe a nós esperarmos o contato da diretoria do Santa com o São Paulo, para analisar o técnico. 

Não possui títulos como treinador.

Cristóvão Borges


Cristóvão chegou ao Vasco da Gama, onde inicialmente foi auxiliar técnico de Ricardo Gomes até o dia 28 de Agosto de 2011. Assumiu o comando do Vasco, após o AVC de Ricardo, e acabou levando a equipe ao segundo lugar do Campeonato Brasileiro e às semifinais da Copa Sul-Americana. Em 2012, Cristóvão foi efetivado como treinador do Vasco, quebrou um recorde ao se manter no G-4 por 48 rodadas consecutivas, mas foi demitido por uma sequência de mal resultados. 

Nome de peso. Seria uma chance de o Santa Cruz ter um treinador com a experiência de um clube grande e vitorioso. O custo é alto, porém a negociação precisa ser feita, não custa nada contatar para saber se há algum interesse. Cristóvão é uma das jóias da nova safra de treinadores e precisa de um clube que cresça junto com ele. 

Não possui títulos como treinador.

Mauro Fernandes


Mauro Fernandes é um experiente técnico do futebol nacional. Tem passagens por grandes clubes, inclusive pelo Santa, no ano em que o Tricolor caiu para a série C. Mauro não tem tido tanta sorte por onde passa, Vila Nova, Barueri e agora o América-MG, onde acabou de ser demitido. 

Seria um bom negócio o retorno de Mauro? Eu, como torcedor, acho que não. Porém a filosofia do clube é outra, os tempos mudaram, hoje em dia as coisa estão mais tranquilas no Arruda. Quando Mauro passou por aqui em 2007, o clube se encontrava desestruturado. Dessa vez ele pode voltar para modificar a história. 

Títulos: 1986, 1988: Campeonato Paraibano (Botafogo-PB); 1996, 1997: Campeonato Goiano (Goiás); 1998: Campeonato Pernambucano (Sport); 2008: Campeonato Brasileiro Série C (Atlético-GO).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer crítica que não seja construtiva será excluída.