quinta-feira, 8 de novembro de 2012

SÉRIE: "QUEM QUER SER TREINADOR? MAIS 5 TÉCNICOS"

http://i46.tinypic.com/25f125f.png

Hoje eu resolvi fazer um contraste entre dois técnicos que estão na lista da Diretoria para a contratação, dois que divergem nas opiniões dos torcedores, e um que dificilmente seria aceito por alguém. O intuito da matéria é informar o que temos no mercado, sendo viável ou passível de sacrifício ao "bolso" do clube. 

Conheçam os 5 técnicos de hoje:


Waldemar Lemos

Irmão de Oswaldo de Oliveira, Waldemar passou também pelo São Cristóvão e o Goytacaz, antes de chegar ao time B do Fluminense em 2002. No ano seguinte treinou interinamente o Flamengo que em 2006 levou à final da Copa do Brasil. Na sequência passou por diversos clubes até que em 2011 assumiu o Náutico pela segunda vez, consolidando-se no cenário nacional, quando conquistou o acesso à Série A. Atualmente está sem clube e consta na lista de "busca" do Santa Cruz. 

Recentemente, Waldemar assumiu o principal rival do Santa, o Sport, onde conseguiu restaurar o time, porém foi demitido de forma injusta. O técnico já demonstrou um certo interesse em treinar o Santa Cruz, porém o que impede tal contratação é a questão salarial, que pode ser articulada. Seria um ótima opção, pois, apesar de um técnico tranquilo, diferente do último, ele sabe aproveitar muito bem as opções dos times.

Não possui títulos como treinador.


Marcelo Villar

Atualmente está no Botafogo-PB. Esteve à frente do Treze na Série C e teve passagens por clubes como Ceará, Icasa, Fortaleza, Central de Caruaru e Palmeiras. Mesmo com um elenco formado durante a competição, Marcelo conseguiu deixar o Treze numa posição acima do Santa Cruz. Seu nome foi cogitado no Arruda há alguns meses, quando o cargo de Zé Teodoro estava ameaçado. 

Conseguiu livrar o Treze do rebaixamento e mesmo com um time totalmente limitado, ainda terminou a Série C em 5º lugar. Apesar de nunca ter treinado um clube grande da Capital Pernambucana, Villar tem uma grande experiência e com certeza é um nome forte para comandar o Santa Cruz na próxima temporada. 

Títulos: 1997, 1999: Campeonato Cearense (Ceará); 2010, 2011: Campeonato Paraibano (Treze).


Dado Cavalcanti

Dado Cavalcanti foi contratado para treinar a basa do Santa Cruz em 2009, após ser bicampeão estadual em Rondônia. Com um começo de estadual decepcionante no comando de Lori Sandri, o Tricolor Pernambucano subiu Dado aos profissionais, onde foi mantido, após alguns jogos como interino. O técnico conseguiu restaurar o Santa Cruz, na competição. Terminou em 3º lugar e foi eleito o melhor técnico do PE 2010. Outro feito foi a classificação do Santa Cruz às oitavas da Copa do Brasil, eliminando o Botafogo no Engenhão. Após o Santa, Dado passou por América-RN, Central e hoje comanda o Luverdense, onde foi campeão estadual e fez uma bela primeira fase com um clube limitado. 

Um ditado pode ser empregado ao contexto para trazer Dado ao Arruda. "O bom filho a casa torna". Dado saiu do Santa injustiçado, na Série D de 2010. O clube não ia bem, porém era só o segundo jogo e ele foi demitido. Mesmo assim, o time foi eliminado naquele ano. O treinador trabalha sério e é frio nas decisões, faz o simples e sabe armar as equipes. Prova disso é o Luverdense, que tem pouca técnica e uma ótima tática de jogo. Chegou a hora do retorno de Dado? O Salário cai como uma luva às condições do Santa. Vamos aguardar. 

Títulos: 2007 e 2008: Campeonato Rondoniense (Ulbra); 2012: Campeonato Matogrossense (Luverdense).  


Roberto Fernandes

Roberto Fernandes é atual treinador do América-RN, começou a desenvolver um belíssimo futebol com a equipe na temporada, conseguindo ser campeão Potiguar e obtendo um belo aproveitamento no início da Série B, porém o clube não conseguiu manter o bom futebol e encontra-se sem chances de classificação. Já atuou em vários clubes, ficando mais conhecido quando treinou o Náutico, depois Paysandu. 

Roberto é determinado, porém não tem muitas conquistas significativas de acesso. Conseguiu salvar o Náutico da Série C. O Salário condiz com o que o Santa pode pagar. Viria como aposta, porém consolidado em PE por conhecer o futebol local.

Títulos: 2007: Campeonato Brasiliense (Brasiliense); 2012: Campeonato Potiguar (América-RN). 


Mazola Júnior

Estreou como treinador no Ituano em 2009. Treinando as categorias de juniores do Sport, assumiu a equipe principal por duas vezes. Na última, reassume o cargo para os últimos cinco jogos da Série B, levando a equipe ao 4º lugar e a conquista do acesso à primeira divisão para 2012. Continuou para o Pernambucano e o final da história os Tricolores conhecem muito bem. Após o Sport, assumiu o Ipatinga, onde teve uma campanha desastrosa. 

Por que a escolha de Mazola para a lista? Por um simples fato de ele conhecer o futebol do estado e também por ser um treinador relativamente barato. Não deve ser levado em conta o lado pessoal, seria de difícil aceitação, mas devo informar que ele está disponível. Nota-se que Mazola evoluiu quanto ao "falar demais". Atitude ele tem, conseguiu subir o desacreditado time do Sport em 2011. Resta saber se daria certo. 

Não possui títulos como treinador. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer crítica que não seja construtiva será excluída.