quarta-feira, 21 de novembro de 2012

PE 2013: Título poderá ser decidido em 3 partidas


O Campeonato Pernambucano de 2013 nem começou e já rende as primeiras polêmicas. Depois da possibilidade de ter um primeiro turno sem motivação alguma para as equipes, a Federação Pernambucana de Futebol resolveu mudar a fórmula e presentear o melhor colocado da primeira fase com uma vaga na Copa do Brasil. A grande alteração, porém, ocorrerá na decisão do título, que não terá mais o critério do saldo de gols, ou seja, se um time fizer 10x0 no primeiro jogo e perder o seguinte por 1x0 será obrigado a disputar uma extra sem vantagem alguma. Em caso de empate nessa terceira partida, pênaltis sem prorrogação.

O primeiro turno segue com nove equipes, sem os times que disputam a Copa do Nordeste (Santa Cruz, Salgueiro e Sport). As partidas são somente de ida sem rebaixamento e com a vaga na Copa do Brasil. No segundo, todas as 12 equipes disputam jogos somente de ida. Os quatro melhores vão para as semifinais e finais, enquanto os outros oito lutam contra o rebaixamento.

A melhor campanha no segundo turno não ajuda em quase nada nas finais. A única vantagem é poder ter a segunda partida da decisão e a extra em casa. Nas semifinais, o primeiro e o segundo colocados jogam pelo empate e decidem em casa. Não há critério do gol fora nas semifinais. 

A classificação do segundo turno também não dá benefícios para o octogonal do rebaixamento. Se uma equipe não somar pontos no segundo turno, for para o octogonal e não ficar entre os dois últimos, não será rebaixada. Em contrapartida, um time pode ficar em quinto nessa fase e ainda assim ser um dos rebaixados.

As outras vagas na Copa do Brasil e as da Copa do Nordeste serão destinadas para os três primeiras equipes. As duas da final e a vencedora da disputa entre terceiro e quarto lugar, outra novidade em 2013.

Questionado sobre a justiça desse formato, o diretor de competições da FPF, Murilo Falcão, argumentou que o torneio premiará a melhor equipe. "O campeonato será decidido dentro de campo. Se dois times estão na final, não há diferenças entre elas, não vejo injustiça não".

FONTE: Blog do Torcedor 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer crítica que não seja construtiva será excluída.