quinta-feira, 31 de maio de 2012

Quem "Paga o Pato"?

Ano perfeito para o acesso. O Santa Cruz não poderia almejar uma Série B de forma melhor. Após terminar a final de Pernambucano 2012, onde o Mais Querido foi BICAMPEÃO, a torcida e a diretoria estavam mais do que confiantes no ressurgimento do Gigante. O time estava praticamente pronto, só faltava contratar algumas peças para ajustar a equipe, mas a base já estava montada. O necessário foi feito. Grupo ajustado, reforços integrados, diretoria competente, torcida eufórica. 

A Série C estava prometendo ser a melhor de todos os tempos. Além do Santa Cruz; Fortaleza, Paysandu e Vila Nova tentarão ressurgir no cenário nacional, e as equipes de menor tradição, porém não menos competentes, também vieram de bons estaduais e irão buscar a Série B.

Pois bem. Poucos dias antes da grande estreia, a notícia cai como uma bomba no Arruda: A Série C não começaria no dia 26 e 27 de maio, pois algumas equipes emitiram limiares exigindo vagas de outras. Não quero me abster ao assunto dos "donos" da vaga, pois a desportividade passou longe de algumas dessas equipes. O fato é: o descaso da CBF. 

Esses impasses já não estavam previstos? Sim. A CBF não é ciente do que acontece no futebol? Não parece. 

No ato de elaboração do regulamento da Série C 2012 do Campeonato Brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (sinônimo de incompetência) deveria prever qualquer impasse que fosse acarretar em algum problema que impedisse a realização da competição. Isso é mais que um fato. A federação do "país do futebol" deveria ser capaz de organizar um campeonato como a 3ª divisão nacional, afinal, não somos a próxima sede da copa do mundo? Se tem competência pra uma competição desse porte, teria para organizar uma Série C, não é mesmo? Pois é, não tem.

Mais do que incompetência, isso chama-se descaso. 

E a pergunta que surge é a que intitula esse texto: Quem "Paga o Pato"? 


É fácil de respondê-la: os Clubes. Porém o que isso gera não é tão fácil e simples assim. Focando no Santa Cruz Futebol Clube, que depende da bilheteria pra gerar maior parte da renda, isso chega a ser alarmante. O nosso Tricolor investiu o limite para conseguir ascender a 2ª divisão do futebol nacional. A confiança era de casa cheia logo na estreia, contra o Guarany de Sobral, o que não aconteceu e, pelo apurado, ninguém sabe quando acontecerá. 

É isso mesmo CBF? Um planejamento minucioso, feito para resgatar o Santa Cruz das cinzas, será "jogado fora" por falta de organização da Federação? Eu me recuso a aceitar essa falta de consideração, não só com o Tricolor Pernambucano, mas com a Torcida Mais Apaixonada do Brasil. 

Não protesto só em nome do Santa, pois todos os clubes se planejaram e estão (ou estavam) sonhando com o acesso. 

Espero que no próximo dia 10, tudo se normalize. Que a COMENBOL e a FIFA se manifestem, pois, ao que me parece, não temos autoridades competentes para gerir o futebol nacional.

Saudações Tricolores. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer crítica que não seja construtiva será excluída.