domingo, 18 de março de 2012

Trabalho a longo prazo!


O Santa Cruz Futebol Clube, na sua atual gestão, vem fazendo o trabalho longe da emoção. A meta é o acesso!

Quando se trabalha com emoção e os resultados não surgem, os técnicos entram e saem e nada se melhora, ou até melhora, mas quando já se tem uma base e dinheiro.

Eu apoio o trabalho a longo prazo. Critico Zé Teodoro, mas se ele for demitido lamentarei.


Um exemplo brasileiro de trabalho a longo prazo: Marcelo Veiga.

Técnico do Bragantino desde 2007, o técnico conseguiu o acesso à Série B, sendo campeão da Série C, e desde 2008 encontra-se na 2ª divisão do futebol brasileiro.


A cada ano o Bragantino vem evoluindo, tanto em administração, quanto no futebol. O Presidente do clube, Marquinho Chedid, confia integralmente no técnico, e mesmo com  o time a 3 anos sem conquistar a sonhada série A, ele diz que o trabalho que está sendo feito é a longo prazo. Então, não adianta está trocando de técnico para o time subir e cair de novo. Tudo tem que ser feito a base de planejamento.

Campanhas do Bragantino entre 2007 e 2011:

Campeonato Paulista 2007: 4º Colocado (chegou as semi-finais e foi eliminado pelo Santos)
Campeonato Brasileiro 2007 Série C: 1º Colocado

Campeonato Paulista 2008: 13º Colocado
Campeonato Brasileiro 2008 Série B: 7º Colocado

Campeonato Paulista 2009: 10º Colocado
Campeonato Brasileiro 2009 Série B: 9º Colocado

Campeonato Paulista 2010: 16º Colocado (Fiasco. Técnico mantido.)
Campeonato Brasileiro 2010 Série B: 8º Colocado

Campeonato Paulista 2011: 15º Colocado (Mais um fiasco. Técnico mantido.)
Campeonato Brasileiro 2011 Série B: 6º Colocado

Campeonato Paulista 2012: Atual 8º Colocado.

O trabalho a longo prazo, quando se tem um bom técnico, tem que ser mesclado de paciência. O time não irá ganhar todas e se dar bem em todas as competições. Marcelo Veiga, assim como Zé Teodoro, tem total confiança da diretoria. Acho que mesmo com um campeonato pernambucano decepcionante, até fora do G4, ele não será demitido.

O técnico do Bragantino, além dos fiascos em alguns campeonatos paulista, perdeu a classificação à série A na penúltima rodada. Mesmo assim não foi demitido.

Nós, torcedores, temos que ter paciência, pois o Santa Cruz só irá crescer através de trabalho frio e calculista, se formos agir por emoção, nunca sairemos desse buraco em que estamos.

Vamos apoiar, chegaremos lá!

9 comentários:

  1. Com certeza esse é o melhor caminho para firmação de um clube, exemplo internacional: Alex Ferguson, no comando do Manchester United, da Inglaterra desde 1986, veio conquistar um título apenas em 1992, foram seis anos de espera, e até hoje é o técnico dos Red Devils. É o técnico mais vencedor da história do futebol inglês, 12 dos 19 títulos da equipe na Premier League foram conquistados sob o comando de Ferguson, sem mencionar nos inúmeros títulos internacionais.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, pensem comigo, estamos em 4º, com 29 pontos, o 3►7 colocado tem 34 pontos, o 2º 35 pontos, o 1º 37 pontos, temos um jogo a menos, vencendo quarta, chegamos a 32 pontos, ganhado do araripina, 35 pontos, empate dos dos no classico, eles ficam com 38 pontos o 1º, digamos q o salgueiro vença, vai para 39 pontos, o 3º 36 pontos, sendo q temos o náutico no arruda, ganhando, ficamos com 38 pontos, ganahdo do sport na ilha9 o q não é novidade), passamos o sport ou igualamos, não estranhem se ficarmos no final em 2º lugar geral.
    Zé tem errado muito, mas até guardiola erra.
    Com o time q temos, trazendo um meia canhoto, 2 laterais esquerdos, não só subimos para a serie b, como lutaremos pelo título da mesma.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se deslancharmos de verdade, poderemos assumir essa liderança!
      É muito, mas não é impossível. É só buscar a regularidade!

      Excluir
  3. Não se pode generalizar todos os casos. Lembrem-se de que o time do Santa Cruz é IRREGULAR. Ganhou hoje, e no próximo jogo? Só as experiências do Prof. Pardal... desculpe, do treinador Zé Teodoro irão dizer. Bom senso nunca é demais. Sejam racionais e não emotivos!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por motivos da razão é que reproduzir essa matéria. Marcelo Veiga esteve em vários momentos, no Bragantino, e nem por isso foi demitido. Mas estamos abertos e respeitamos todas as opiniões!

      Excluir
  4. Tenho comentado que essa cornetagem de alguns torcedores (que espero que não venha de politicagem barata) é inoportuna, não enxerga o projeto para 2012 e que por isso é um tiro no próprio pé.
    Só quem torce por esse tumulto são os adversários...

    ResponderExcluir
  5. José Saramago escreveu em seu livro ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, o seguinte: "Se podes olhar, vê, se podes ver, enxerga". Isso explica a cegueira de muitos no contexto atual do Santa Cruz. Não enxergamos certos problemas do Santa Cruz. Espero, sinceramente, estar enganado. Sou torcedor do Santa Cruz. Vou - sempre que posso a campo. Quero o melhor para o meu time. Mas que o time tem problemas, isso tem.

    ResponderExcluir

Qualquer crítica que não seja construtiva será excluída.