sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

98 Anos de Emoção: Santa Cruz 3x2 Seleção Brasileira

BRASIL 2 x 3 SANTA CRUZ

DATA : 10/10/1934
ESTÁDIO: Campo da Avenida Malaquias
CIDADE: Recife
BRASIL: Pedrosa; Rogério, Vicente; Ariel, Martim Silveira, Canalli; Átila, Waldemar de Brito, Leônidas da Silva, Armandinho e Patesko. Técnico: Carlito Rocha
SANTA CRUZ: Dadá; Marcionilo, João Martins; Zezé, Furlan, Ernani; Valfrido, Lauro, Chinês, Sidinho e Estevam. Técnico: Ilo Just
GOLS: Waldemar de Brito, Patesko (Brasil); Zezé (2), Sidinho (Santa Cruz)



História do Jogo

Jamais Pernambuco esportivo havia registrado um acontecimento tão importante como em setembro de 1934, quando aqui chegou, procedente de Salvador, a Seleção Brasileira que tinha participado da II Copa do Mundo de Futebol, na Itália. Justificava-se o orgulho, pois não era qualquer Estado que tinha a primazia e o privilégio de não só hospedar, mas também de ver em ação aqueles que defenderam o Brasil em gramados da Europa.
Os "gigantes do futebol", como foram chamados os jogadores nacionais pela nossa imprensa, chegaram à capital pernambucana no dia 27, a bordo do navio "Itambé", e desnecessário é dizer da curiosidade do torcedor para ver de perto craques da categoria de Patesco, Canáli, Martim, Waldemar e Leônidas.
A estréia da Seleção Brasileira foi à noite, na Avenida Malaquias, do mesmo dia em que havia chegado ao Recife. Os craques brasileiros procuravam mais se exibir, deixando o Sport à vontade. Os rubro-negros chegaram a fazer 4x2. Apesar desse escore, a torcida rubro-negra sabia que não venceria a partida. E foi exatamente o que aconteceu. A seleção virou o jogo e ganhou de 5x4.
Uma grande massa humana superlotou as dependências do campo da Jaqueira para presenciar o segundo encontro da Seleção, desta vez contra o Santa Cruz, que perdeu de 3x1. A seleção ganhou com muita facilidade o terceiro compromisso, que foi contra o Náutico, na Avenida Malaquias. Os alvirrubros sofreram uma goleada de 8x3, com o público aplaudindo as bonitas jogadas.
Devido à flagrante superioridade dos visitantes, o presidente da FPD, Renato Silveira, resolveu promover o penúltimo jogo da Seleção contra o "scratch" pernambucano. Era uma forma de faturar mais com a temporada, pois todas as torcidas iriam certamente a campo. Pernambuco perdeu de 5x3.
O atraso do navio, que deveria levar de volta ao Rio a Seleção Brasileira, fez com que a diretoria do Santa Cruz acertasse uma revanche com o time da CBD. A partida foi a 10 de outubro, à noite, na Avenida Malaquias, que apanhou razoável público.
O escore foi aberto pelo Santa Cruz, através de Zezé Fernandes, cobrando um pênalti em consequência de uma "mão" do zagueiro Rogério. Patesco empatou a partida, num chute de longa distância que enconbriu Dadá e, poucos minutos antes de terminar o primeiro tempo, Waldemar desempata. Quando decorria apenas 1 minuto da fase final, Tancredo marca outro pênalti inexistente contra a Seleção, alegando que o zagueiro Ariel metera a mão na bola da área. Zezé cobra e empata de novo o jogo. O Santa substitui Estevão por Carlos e este posteriormente por Gondim. Lauro também cede seu lugar a Ivo, que teve a sorte de fazer um magnífico passe para Sidinho marcar o gol da vitória tricolor.

Quais clubes já venceram a seleção?

Cinco clubes já venceram a seleção brasileira principal: Dublin, do Uruguai (em 1918); Santa Cruz (em 1934); Arsenal, da Inglaterra (em 1965); Atlético Mineiro (em 1969); e Flamengo (em 1976).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer crítica que não seja construtiva será excluída.