quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Grupo de torcedores pede mais transparência e participação à diretoria

Um grupo de torcedores do Santa Cruz, identificado como "Coletivo por um Santa melhor",divulgou na manhã de hoje uma carta aberta direcionada à diretoria do clube e a comunidade de amantes do Santa Cruz Futebol Clube.
Leia a carta na íntegra:


Prezados senhores,
é com grande pesar que nos vemos obrigados a enviar esta correspondência. Nós, grupo de torcedores preocupados com a situação do clube que tanto amamos, vimos com absoluta revolta a eliminação do plantel tricolor da Copa do Nordeste, sob condições que poderiam, sob nossa ótica, ser evitadas. Para aumentar nossa indignação, vemos também o início de nossa participação no Campeonato Pernambucano de 2013 e, a médio prazo, na Série C do Campeonato Brasileiro deste mesmo ano, sem as medidas que julgamos necessárias para a correção de curso. 
Tal situação vem se tornando uma constante desde o final do ano passado, e, em nossa opinião, se continuarmos assim, o Santa Cruz terá um futuro sombrio. Isso, se tivermos um futuro além dos verbetes de enciclopédia. Este é o sinal de alerta que nós, uma parcela significativa de torcedores preocupados e, no caso de muitos de nós, cumpridores de nossos deveres enquanto sócios, estamos dando, não só à diretoria, mas também à massa coral. 
No entanto, não podemos excluir também uma parcela significativa de nossa torcida que, por falta de condições financeiras (somos um clube de caráter popular, lembrem-se) ou de paciência com a sequência de resultados negativos ou percepção de inépcia por parte dos dirigentes, não são associados ao clube. O Santa Cruz, aliás, transcendeu a condição de clube privado para configurar-se como verdadeira instituição de interesse público, afetando a vida de milhões de pernambucanos ou de apoiadores de outros estados, identificados com nossa história. O Santa é grande demais para falhar. Não podemos permitir que isso ocorra. 
É especialmente temerária a baixa qualidade técnica de nosso plantel, composta por jogadores de baixo nível e que outrora estiveram em campeonatos, ainda que no exterior, com qualidade inferior a dos estaduais do Nordeste brasileiro. Outros sequer tiveram oportunidades nas pequenas equipes das quais anteriormente faziam parte, que dirá em grandes clubes do cenário nacional e internacional. No entanto, temos de ver com bons olhos a postura que nosso atual técnico adota dentro de campo, uma verdadeira quebra de paradigmas em relação à gestão de Zé Teodoro, apesar da necessidade de correções pontuais. É uma pena que este não possa contar com uma equipe melhor qualificada para que demonstre todo seu potencial. 
A baixa qualidade técnica dos jogadores atualmente existentes no Santa Cruz é reflexo, imaginamos, da também situação de penúria que vivem as finanças de nosso clube. O que é estranho, visto que os ingressos relativos a patrocinadores, rendas de associados e de dias de jogo deveriam ser substanciais, tendo em vista os desenvolvimentos recentes de fatos que deveriam contribuir para seu aumento. Sabemos do nosso enorme passivo e despesas correntes do exercício, como resultado de nossas obrigações com o fisco e o Judiciário, mas ainda assim temos a sensação de que algo não está muito bem claro e explicado. 
É por isso que escrevemos, e exigimos, para o bem da instituição, as seguintes medidas para que possamos dar início ao restabelecimento do caminho de vitórias que parecíamos estar a trilhar, quando do início desta gestão: 
- A publicação, em meio impresso e eletrônico, em locais e páginas da internet de fácil acesso ao torcedor tricolor, das principais demonstrações contábeis do Santa Cruz Futebol Clube (a saber: Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido e de Lucros e Prejuízos Acumulados, bem como respectivas notas explicativas), nos termos da lei 6.404/76, relativas ao exercício de 2012 e a janeiro de 2013; 
- A realização de auditoria independente nas contas do Santa Cruz Futebol Clube; 
- A abertura de um canal direto de comunicação entre o torcedor tricolor e as instâncias superiores do Santa Cruz Futebol Clube, na forma de uma ouvidoria. 

Outras medidas podem ser oportunamente sugeridas, sempre contando com a participação daquele que julgamos ser o principal patrimônio do Santa Cruz: o seu torcedor. 

Certos de sua colaboração,


Coletivo “Por um Santa melhor”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer crítica que não seja construtiva será excluída.