segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Análise da Rodada - Quatro Classificados e Expectativa do Chaveamento

A quinta rodada da primeira fase da Copa do Nordeste foi bastante movimentada, com destaque para os times visitantes que fizeram a festa em cinco partidas disputadas, os únicos mandantes a vencer foram o Santa Cruz e o Ceará. Quatro vagas já foram preenchidas em três grupos diferentes, porém apenas o Vitória se garantiu como líder de sua chave e já leva a vantagem de decidir em casa nas quartas-de-finais.

Confira as possibilidades de cada clube por grupo e os possíveis confrontos para a próxima fase, o mata-mata:

GRUPO A: O Grupo mais enrolado, onde as quatro equipes têm chances de classificação e nenhuma está garantida.


Ceará: Joga pelo empate para se classificar, mas encara o ABC no Frasqueirão, em Natal, que pode complicar as coisas para o Vovô. Em caso de derrota, o Ceará só fica de fora se o Bahia golear o Itabaiana;
ABC: O Elefante encara o líder do grupo e se vencer garante não só a vaga, como também a primeira posição e a vantagem de decidir os jogos em casa. Em caso de empate, devem torcer para que o Bahia não ença o Itabaiana;
Bahia: Tem tarefa difícil, além de vencer deve torcer para que o ABC não vença o Ceará e derrotar o Itabaiana fora de casa, em caso de vitória do ABC por um placar mínimo, o Tricolor de Aço deverá vencer por cinco gols ou mais de diferença;
Itabaiana: É o time que tem a missão mais complicada, além de torcer por uma vitória do Ceará, precisa aplicar uma goleada histórica sobre o Bahia, por pelo menos 7x0, bastante improvável, porém o futebol sempre prega algumas peças.


GRUPO B: Confronto deicisivo e vantagem rubro-negra.

  
Sport: Já classificado matematicamente, o rubro-negro está confortável, vai jogar na Ilha contra o lanterna Sousa, que tem a segunda pior campanha do Nordestão. Uma vitória simples garante a primeira colocação e uma possível fuga de um clássico contra o Santa Cruz já nas quartas-de-finais;
Confiança: Vai encarar o Fortaleza com a vantagem do empate e já mostrou que tem futebol o suficiente para sair até com uma vitória do Presidente Vargas, mas a tarefa não deve ser nada fácil;
Fortaleza: Após uma vitória dramática contra o lanterna, o Tricolor do Pici precisa da vitória e pra isso, o apoio da sua torcida para lotar o PV é indispensável, certamente promete ser uma das partidas mais emocionantes da sexta rodada.
Sousa: Já desclassificado, os paraibanos esperam encerrar sua participação de forma honrosa, dando tanto trabalho ao leão da ilha quanto foi na partida de estreia.


GRUPO C: Vitória, absoluto. Equilíbrio na decisão da última vaga.




Vitória: Dono da melhor campanha da primeira fase até aqui, o rubro-negro baiano é o único classificado que já garantiu também a liderança do grupo. Está só na espera da definição do adversário, que pode ser o seu arquirrival e o Nordestão pode ter seu primeiro clássico num Ba-Vi.
América: Apesar de estar em vantagem, a missão do Mecão não é nada fácil, Os alvi-rubros precisam arrancar pontos do líder em Salvador. Mesmo vencendo, o time Potiguar pode ser eliminado da competição, caso o ASA conquiste uma vitória mais expressiva em Arapiraca.
ASA: Os alagoanos encaram o Salgueiro em casa, e seu retrospecto no Coaracy da Mata Fonseca é um de seus pontos fortes. O Alvi-negro precisa vencer e ficar de olho na outra partida do grupo, mas até mesmo um empate com gols pode significar classificação, desde que o América não balance as redes do Vitória.
Salgueiro: É o "Coringa" da disputa, mas o que não quer dizer que seja impossível. O Carcará precisa vencer fora de casa e torcer para que o América não vença o líder. O próprio passado do time mostra que classificações heróicas, longe de Pernambuco, não é nenhum bicho de sete cabeças.


GRUPO D: Vagas definidas, resta apenas decidir a liderança do grupo.




Santa Cruz: Ao lado do Vitória, o Tricolor do Arruda tem o melhor aproveitamento da competição e vai até Maceió enfrentar o CRB de olho na vitória, que garantiria a liderança e evitaria um possível Clássico das Multidões já na próxima fase.
Campinense: Com os olhos no Amigão, mas os ouvidos no Rei Pelé, é assim que a Raposa vai entrar em campo contra o Feirense. O rubro-negro precisa vencer e torcer por um tropeço Coral em Maceió.
CRB: Recebe o Santa apenas para cumprir tabela, mas promete fazer uma partida bastante intensa, para encerrar sua participação de maneira honrosa,  já visando os preparativos campeonato estadual.
Feirense: Donos da por campanha do Nordestão, o Feirense viaja até Campina Grande em busca de uma boa partida e somar pntos mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer crítica que não seja construtiva será excluída.