segunda-feira, 21 de maio de 2012

SÉRIE C: Campanha nos Estaduais


6 dias. É o que falta para começar a caminhada do Santa Cruz rumo à Série B do Campeonato Nacional. O renascimento do Gigante. A volta do Terror do Nordeste as vitrines do futebol.


A Série C mudou o regulamento, o modo de disputa ficou mais viável para os grandes clubes que amargam a divisão. Dois grupos regionalizados, dez times pra cada lado, jogos de ida e volta. As partidas serão televisionadas, a princípio, pelo canal de TV fechada, Sportv 3. Querendo ou não, esses recursos e mudanças foram proporcionados, principalmente, pela volta do Santa Cruz.


Pois bem. O Mais Querido está no grupo A, o mais difícil. Fortaleza e Paysandu são figurinhas carimbadas do futebol nacional, Icasa e Salgueiro vieram da série B. Porém, no grupo B as coisas também não serão fáceis. Vila Nova, Caxias, Brasiliense e Chapecoense são favoritos, o Tupi corre por fora. 

À seguir, a campanha dos 20 times nos estaduais:


GRUPO A

Águia de Marabá (Pará): O Águia fez um bom Campeonato Paraense, chegou a final dos dois turnos, porém perdeu as duas, a primeira para o Cametá e a segunda para o Remo. 

Cuiabá (Mato-Grosso): O Cuiabá terminou a primeira fase do Mato-grossense com 8 pontos a frente do segundo colocado, derrotou o Mixto nas semifinais e perdeu o título nos pênaltis para o Luverdense.

Fortaleza (Ceará): O Fortaleza começou o ano arrasador, invicto até as últimas rodadas do Cearense, quando perdeu para o Horizonte, daí em diante as coisas complicaram, o time não manteve a mesma regularidade e perdeu a liderança quase certa para o principal rival. Nas semifinais, derrotou o Horizonte, porém, o título não veio, acabou perdendo-o para o Ceará.

Guarany de Sobral (Ceará): Há apenas quatro pontos da zona de rebaixamento. Foi assim que o Guarany terminou a primeira fase do estadual, sem nem chegar perto da zona de classificação. 

Icasa (Ceará): Dos Cearenses, o pior. O último antes dos rebaixados. Campanha mais que inesperada para um time que veio da Série B. 

Luverdense (Mato-Grosso): O Campeão Mato-grossense. O Luverdense foi o segundo colocado da primeira fase, atrás apenas do Cuiabá (favorito ao título). Nas semifinais derrotou o Vila Aurora e nos pênaltis, venceu o Cuiabá, na final do campeonato. 


Paysandu (Pará): O tradicional clube Paraense não chegou nem perto do título estadual. No primeiro turno, não se classificou para as finais, já no segundo, classificou-se bem, porém não passou das semifinais. 

Rio Branco (Acre): O Acreano ainda está em andamento, mas o Rio Branco é, de longe, o favorito. Em uma primeira fase arrasadora, o time jogará a final contra o Atlético. 

Salgueiro (Pernambuco): O Salgueiro foi a surpresa do Pernambucano. Com um time consistente e encaixado o Carcará terminou a primeira fase à frente do Náutico. Nas semifinais, jogou contra o Santa Cruz e ganhou a primeira partida dentro de casa por 2x1, mas no Arruda perdeu pro 3x1 e foi eliminado.

Santa Cruz (Pernambuco): O Bicampeão Pernambucano. O Mais Querido terminou a primeira fase em segundo lugar, atrás apenas do Sport. Nas semi, o Salgueiro, suadamente derrotado. Na final, um Sport favorito. O Rubro-Negro de Recife jogava em casa, por um empate, no dia do seu aniversário. Uma pena, o Santa Cruz foi Bicampeão.


GRUPO B:

Brasiliense (Distrito Federal): Sempre favorito, não chegou muito longe, foi apenas as semifinais do primeiro turno, perdendo para o Ceilândia.

Caxias (Rio Grande do Sul): O Caxias não foi campeão, mas fez uma bela campanha no primeiro turno, levou o título da fase e chegou a final do Campeonato Gaúcho. Em casa, empatou em 0x0, no Beira-Rio, perdeu por 2x1, o Inter foi o Campeão. 

Chapecoense (Santa Catarina): Com o louco regulamento do Campeonato Catarinense, onde o Figueirense foi campeão dos dois turnos e teve que disputar uma segunda fase, o Chapecoense fez um bom campeonato e conseguiu chegas às semifinais, mas foi eliminado pelo time que viria a ser campeão, o Avaí.

Duque de Caxias (Rio de Janeiro): O time não foi bem em nenhum dos turnos. Não conseguiu chegar nem perto da classificação às semifinais. 

Macaé (Rio de Janeiro): Não chegou perto da zona de classificados e ficou fora das semifinais e finais dos dois turnos do Carioca.

Madureira (Rio de Janeiro): Na mesma linha de Duque e Macaé, o Madureira não foi bem no Carioca.

Oeste (São Paulo): Campanha mediana, ficou apenas a três pontos do grupo de classificados do Campeonato Paulista. Chegou as semifinais do Troféu do Interior, mas foi derrotado pelo Mogi Mirim.

Santo André (São Paulo): Campanha pífia na Série A2 do Campeonato Paulista. O Santo André terminou na 14ª colocação e quase foi rebaixado para a Série A3. 

Tupi (Minas Gerais): Em campanha honrosa, o time de Juiz de fora conseguiu a última vaga do grupo de classificados. Nas semifinais jogou contra o time que levantaria a taça, o Atlético-MG. 

Vila Nova (Goiás): Também conquistando a última vaga do G4, o Vila chegou as semifinais, mas perdeu as duas partidas para o Goiás e foi eliminado. 

________________________________________________________________________

Essa Série C será bastante disputada. A melhor de todos os tempos.

Rumo à Série B, Santa Cruz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer crítica que não seja construtiva será excluída.