quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

98 Anos de Emoção: Botafogo 2x3 Santa Cruz

01/04/2010 - Esse dia, nenhum Tricolor tirou da memória.

Por viver os piores anos da sua história e na situação em que se encontrava, seria difícil, pros torcedores mais novos, presenciarem alguma partida tão ilustre e marcante sendo disputada pelo Mais Querido.

Há pedido do torcedor Jefferson Dias, irei contar um pouco da história dessa batalha, vencida pelo Santa Cruz.

Essa partida aconteceu entre Botafogo x Santa Cruz. Bem distante do Arrudão. No Rio de Janeiro. Contra um grande. De um Santa Cruz desacreditado a um Time Guerreiro em campo Classificado.

Nos vídeos, os gols, mostrados e narrados pelo PFC e ditados com a emoção de Iata Júnior.





O JOGO

O Santa Cruz venceu o Botafogo, por 3 a 2, numa quinta-feira, pela segunda rodada da Copa do Brasil, no estádio Engenhão, no Rio de Janeiro, assim, foi dito pela mídia como a primeira zebra da competição, o que era verdade, pois o Mais Querido, na teoria, não tinha time para vencer o Alvinegro. Mas venceu, com garra e raça, um dos jogos mais bonitos da temporada.
Na primeira partida, no Arruda, o Santa Cruz foi derrotado por 1 a 0 e com a vitória da noite, se classificou no critério de desempate dos gols marcador fora de casa.

SANTA CRUZ ENTROU COM GARRA

O começo do jogo não foi o esperado pelo Botafogo. A equipe começou assustada com a pressão imposta pelo Santa Cruz.
Logo aos cinco minutos, Jefferson, goleiro do Botafogo, teve que trabalhar, em chute de Joelson, que da entrada da área chuta no cantinho e exige boa defesa do camisa um. Porém, dois minutos depois a insistência foi transformada em gol, um golaço.
Léo arriscou de muito longe, Jefferson tentou antecipar a bola e ela acabou entrando, pra azar do goleiro, pra alegria de uma nação. O resultado levava a partida para os pênaltis e o Mais Querido queria ampliar o marcador. O atacante Brasão (El Mito) queria deixar sua marca na partida, e aos 12 minutos, quase ampliou, em jogada individual.


BOTAFOGO ACORDOU
Assustado com o inicio de jogo do adversário o Botafogo teve sua primeira chance de gol apenas aos 17 minutos. Marcelo Cordeiro não deixou a bola sair e cruzou para Loco Abreu, que chutou em cima da marcação.

Três minutos depois, em boa trama do ataque botafoguense, a equipe carioca conseguiu empatar. Loco Abreu fez grande passe de calcanhar para Lúcio Flávio, que cruzou rasteiro para Herrera, de carrinho desvia a bola no canto esquerdo do gol de Tutti e empatar a partida.
Antes do final da primeira etapa o Santa Cruz teve três oportunidades de desempatar a partida, todas impedidas por Jefferson. Primeiro com Léo, que chutou de fora da área, no ângulo esquerdo de Jefferson, que de mão trocada mandou para escanteio. Depois com Brasão, que girou sobre a zaga e soltou uma bomba.

Jefferson salva
Brasão fez boa jogada individual, na área e se atirou no gramado, depois de contato com Leandro Guerreiro, o juiz marcou a penalidade. Na cobrança, Elvis não deu paradinha e o goleiro Jefferson pulou no canto direito e impediu o gol do Tricolor.

Segundo Tempo - Santa com a mão na vaga
Muito superior na partida, o Santa voltou a ficar na frente da partida. Brasão recebeu na área e mandou uma bomba para o gol. Jefferson caiu para fazer a defesa e acabou colocando para dentro do gol.

Novamente, após estar atrás no marcador, o Botafogo acordou na partida. Somália cruzou na medida para Herrera, que cabeceou sozinho no canto esquerdo e Tutti, que caiu para fazer grande defesa.
Vaga novamente com o Botafogo
Herrera era o único que parecia estar afim de jogo pelo lado carioca. O atacante recolocou o Botafogo ao marcar o gol de empate. Aos 40 minutos, o argentino recebeu na área e bateu firme na bola de perna esquerda. A bola entrou no ângulo direito do gol de Tutti, empatando a partida.

Souza iluminado
Quando tudo parecia definido, o treinador do Santa Cruz, Dado Cavalcanti, colocou o atacante Souza, que em seu primeiro toque na bola garantiu a vitória do Tricolor pernambucano.

Aos 44 minutos, Jefferson salvou a finalização de Elvis, mas a bola sobrou para Joelson, que chutou cruzado, a bola ia para fora, mas Souza desviou na pequena área para o fundo do gol, classificando a Cobra Coral para as oitavas de final.

Estava selada a belíssima partida realizada fora de casa. O Santa Cruz jogou com o tamanho que possui e conseguiu passar pelo Botafogo.



Ficha Técnica

Botafogo 2 x 3 Santa Cruz
Local: Estádio João Havelange, Engenhão, Rio de Janeiro-RJ
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Cartões: Leandro Guerreiro, Fahel (Botafogo); Goiano, Léo (Santa Cruz)
Gols: Herrera, aos 20’/1T e 40’/2T (Botafogo); Léo, aos 7’/1T, Brasão, aos 26’/2T e Souza, aos 44’/2T (Santa Cruz)

Botafogo
Jefferson; Fahel (Gabriel), Antônio Carlos e Danny Morais; Somália, Leandro Guerreiro, Eduardo (Caio), Lúcio Flávio (Edno) e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu
Técnico: Joel Santana

Santa Cruz
Tutti; Wellington, Alysson, Luiz Eduardo e Edson Miolo (Marcos Mendes); Goiano (Souza), Léo, Dedé e Elvis; Joelson e Brasão
Técnico: Dado Cavalcanti



E que venham os que se acham maiores que nós, nunca temeremos. Estamos voltando!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer crítica que não seja construtiva será excluída.